segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tragédia acaba com lua-de-mel na Tailândia


Não existe “ataque não provocado”, como diz o jornal Tailandês Phuket Gazette, quando estamos falando de elefantes em circos ou em outros tipos de entretenimento, ou em passeios (trekking tours e elephant-back safaris). Os elefantes são constantemente provocados - mantidos sob estrito controle por métodos abusivos - suportando condições de vida muito distantes de suas necessidades. Ninguém deveria ficar surpreso quando um animal selvagem nessa situação simplesmente dá um basta. Sentimos muito pelo casal - espera-se que outros aprendam com o incidente.



De Phuket Gazette, 23 de Setembro de 2011
Por Nicholas Altstadt

A lua-de-mel de um casal da Ucrânia transformou-se em tragédia quando um elefante se tornou agressivo durante um passeio em Phuket, na Tailândia, atacando a elefanta sobre a qual estavam passeando. Tetiana Meia, 26, sofreu diversas fraturas e ferimentos no corpo todo quando Captain, um elefante macho do camping Camp Chang Kalim, atacou a elefanta em que ela e o marido, Artem Perepelitsyn, 24, estavam. Artem sofreu uma perfuração e cortes profundos no tornozelo e pé esquerdos.



Captain (direita) supostamente foi protegonista de um ataque não provocado à elefanta 
dos ucranianos.  Em outro acidente no ano passado, Captain ficou violento,
mandando um turista sueco para o hospital com uma perna quebrada. 
Phuket Gazette)

Segundo relatou Arten, o passeio havia começado há cerca de cinco minutos quando olhou para trás e viu Captain, que levava nas costas dois turistas americanos e um tratador, vir correndo em sua direção. Ele atacou com suas presas por três vezes seguidas o lado direito da elefanta em que eles estavam, até que ela tombou para o lado esquerdo. Seu tratador conseguiu pular antes da queda da elefanta, mas o casal, que estava atado por tiras à cadeira, ficou preso. Arten acabou conseguindo se soltar, mas Tetiana foi arrastada pelo chão, aos gritos, junto com a elefanta enquanto Captain continuava a atacar, até que um funcionário do camping cortou as tiras com uma faca, permitindo que Arten puxasse Tetiana e a salvasse.

A dona do camping, que os visitava diariamente no hospital, se afastou quando o casal pediu uma compensação financeira e mostrou a ela uma matéria sobre um caso anterior, contradizendo sua versão de que tinha sido a primeira vez que ocorria um acidente desses no camping. O casal tinha apenas o suficiente para cobrir as despesas médicas e precisa de dinheiro para cobrir tratamentos futuros.

Perguntado se montaria um elefante novamente, Arten sorriu e disse "Nunca". 

Adaptação para o Português por Junia Machado

Para convencer um elefante a trabalhar - incluindo carregar turistas - um tratador precisa se certificar de que ele sempre siga suas instruções. Isso, por necessidade, significa quebrar a determinação própria do elefante. Para isso, filhotes são acorrentados, espancados, privados de convívio social. Essa é a horrível verdade. O ponto de vista da ElephantVoices é que o treino de elefantes para ganho comercial deveria ser proibido. Saiba mais sobre o uso de elefantes em safáris e passeios clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário