sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Viagem de Iringa, Thika e Toka

Em uma decisão histórica, a Câmara Municipal de Toronto votou a favor da transferência de Iringa, Thika e Toka, as três elefantas africanas que vivem no zoológico da cidade, para o Santuário PAWS, em San Andreas, California.

Há anos, conservacionistas, cientistas e organizações se posicionavam contra a manutenção das elefantas no zoo de Toronto - além do espaço insuficiente para a espécie, o frio é rigoroso nos invernos, durante os quais Iringa, Thika e Toka ficam trancadas em um recinto de concreto com grossas barras de ferro. Em maio, quando o zoológico de Toronto finalmente anunciou que pretendia fechar seu recinto de elefantes, devido aos altos custos e à debilitada saúde dos animais, o santuário PAWS ofereceu a eles um lar permanente, sem custo para a cidade. No entanto, o zoo e a AZA (Associação dos Aquários e Zoológicos, de ação internacional) não aceitaram a oferta e pretendiam transferi-las para outro zoológico de sua rede de associados.

Com a decisão tomada pela Câmara Municipal de Toronto, Iringa, Thika e Toka terão direito a comportar-se naturalmente, caminhar livremente e explorar uma vasta área, procurar por alimentos, interagir com outros elefantes, participar de uma sociedade e escolher seus parceiros sociais, exercer atividades físicas e mentais variadas e a diversos outros estímulos e comportamentos que são inerentes e fundamentais para o bem-estar desses seres tão inteligentes e sociáveis. Terão, finalmente, suas necessidades biológicas e comportamentais atendidas, o que nunca poderia acontecer em um zoológico.


Elefantes aproveitam o final do dia na beira de um riacho em
© ElephantVoices

Esse voto é de extrema importância porque a Câmara foi contra a requisição do Zoológico de Toronto e da AZA de simplesmente realocá-las para outro zoo, priorizando o bem-estar das elefantas. A ElephantVoices está entre os muitos que apresentaram argumentos para dar suporte a essa importante decisão e parabeniza os esforços da Zoocheck Canada e do Santuário PAWS - The Performing Animal Welfare Society, em particular Pat Berby e Ed Stewart, cuja paixão e energia devotados a elefantes que sofrem em cativeiro não têm limites.

Com essa decisão, a Cidade de Toronto dá um exemplo a ser seguido em todo o mundo. Leia mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário