quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A nova vida de Lucky


Lucky em sua nova vida no Santuário ENP, na Tailândia. Feliz, tomando banho no Rio (©Lek Chailert)

Lucky, a elefanta cega, balançava tristemente para frente a para trás, acorrentada em seu quintal, quando foi resgatada do circo, em 1 de fevereiro. 

Hoje, menos de quinze dias depois, recebemos notícias do santuário na Tailândia onde ela vive agora, o Elephant Nature Park. 

Nos conta Lek Chailert, fundadora do santuário: “Lucky tem três melhores amigas, que se tornaram seus olhos, sua irmã e sua babá. Hoje, pela primeira vez, ela se deitou e mergulhou no rio, jogou água enquanto trombeteava e brincou como uma criança, enquanto as três elefantas, Boon Ma, Danee e Bua, a vigiavam de perto.”


Lucky em sua nova vida no Santuário ENP, na Tailândia (©Lek Chailert)
Elefantes são animais de cérebro grande, inteligentes e curiosos. Estão entre os animais não humanos mais inteligentes e complexos - tanto do ponto de vista emocional como social. 

Na natureza, fora as duas ou três horas das 24 horas do dia em que podem ficar parados ou se deitar para dormir, os elefantes estão sempre em movimento ou envolvidos em alguma atividade. Sua vida é repleta de desafios intelectuais. As atividades experimentadas por eles dão motivação a uma mente ativa e mantêm o corpo vigoroso em boa condição física. Não importa qual seja o cenário – procura por alimentos, defesa, socialização ou reprodução –, a vida diária de um elefante se distingue por necessidade, propósito, desafio, escolha, vontade, autonomia e camaradagem. O aprendizado social também é visto em vários aspectos da vida diária de um elefante selvagem e é um componente vital da atividade mental. Esses elementos, tão necessários na vida de elefantes selvagens, atualmente estão completamente ausentes no cativeiro.

Temos certeza de que Lucky está agora no lugar certo. Ficamos felizes com as notícias e desejamos que mais elefantes que estejam sofrendo em cativeiro no mundo todo sejam  levados para santuários, onde possam, finalmente, ser elefantes.

Lucky em sua nova vida no Santuário ENP, na Tailândia (©Lek Chailert)

Saiba mais sobre elefantes na natureza e em cativeiro lendo "Mente e Movimento - Indo ao encontro dos interesses dos elefantes", escrito por Joyce Poole e Petter Granli, da ElephantVoices. 



Lucky em sua nova vida no Santuário ENP, na Tailândia (©Lek Chailert)

A ElephantVoices Brasil e a ElephantVoices estão no Facebook, compartilhe nossas páginas com seus amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário