domingo, 18 de março de 2012

Um avô vai ao zoo. Brilhante artigo de Nelson Motta.

Terezita, elefanta africana de 28 anos que vive 
sozinha no zoológico de São Paulo (©Junia Machado)

Brilhante artigo de Nelson Motta, "Mundo Animal", sobre sua visita com as netas a um zoológico. Para quem não o leu na ocasião em que foi publicado no jornal O Estado de São Paulo, aqui está a oportunidade de ler e compartilhar essa opinião. A sociedade atual necessita desse tipo de debate. Leia aqui o artigo original.

Saiba mais sobre elefantes em zoos no website da ElephantVoices

Curta a ElephantVoices Brasil no facebook!



terça-feira, 13 de março de 2012

Junte-se à Dra. Joyce Poole hoje às 15:30h na página do Facebook da National Geographic

Você pode participar hoje, ao vivo, na página do Facebook da National Geographic, de um chat em vídeo com a Dra. Joyce Poole, Diretora da ElephantVoices, sobre diversas questões relacionadas a elefantes.

Foto: ElephantVoices

Encaminhe antecipadamente suas perguntas, usando o campo de comentários do blog da National Geographic, ou poste-as diretamente na página do FaceBook. Depois, conecte-se  para assistir ao vivo, acompanhe as respostas, poste mais perguntas! Um jeito novo e gostoso de aprender sobre esses surpreendentes animais e os desafios para sua conservação!











terça-feira, 6 de março de 2012

Os três elefantes do Zoo de Toronto se preparam para uma nova vida em um santuário!

Iringa, Toka e Thika: rumo ao santuário de elefantes da Califórnia

No final de fevereiro, o primeiro dos grandes contêineres para a mudança dos três elefantes do Zoo de Toronto para o santuário PAWS, em San Andreas, na Califórnia, foi embarcado em um caminhão para Toronto, no Canadá.

O contêiner foi especialmente projetado para acomodar Iringa, a mais alta dos três, com uma boa folga para que ela fique confortavelmente acomodada em seu interior. O contêiner vai ser utilizado pelo zoológico para começar o processo de treinamento dos elefantes para a viagem, por caminhão, para o Santuário PAWS. O treinamento feito no zoo é baseado em recompensas - alimentos - e seu estágio preliminar já está sendo conduzido pela equipe de tratadores.

Como sempre acontece uma vez que esse processo é iniciado, todos estão agora sincronizados com o tempo dos elefantes. A data desejada para a viagem é no final de abril, mas são os elefantes os principais responsáveis por determinar quando estarão prontos para realizá-la.

Quando Maggie, uma elefanta que vivia no Alaska, foi treinada para a viagem ao santuário, respondeu prontamente ao treinamento. Wanda e Winky, duas elefantas asiáticas, foram transportadas por caminhão do zoo de Detroit para o santuário PAWS há quase sete anos. Os tratadores e veterinários do zoo de Detroit se uniram à equipe do santuário para organizar a viagem, que teve absoluto sucesso, mesmo com algumas questões médicas de Wanda. Os tratadores de Maggie e Wanda, os administradores do zoológico e muitos de seus fãs continuam a visitá-las a cada ano.

A chegada ao santuário - adaptando-se ao novo habitat

A chegada ao santuário é sempre uma grande experiência para os elefantes. Prince, elefante asiático que fará 25 anos em maio, chegou ao PAWS em 21 de julho de 2011, depois de ser aposentado por um circo. Ao chegar, brincou de jogar terra sobre si mesmo por duas horas, comeu feito louco, bebeu água e finalmente deitou-se para descansar sobre um montinho de terra. Pela manhã, decidiu sair de seu recinto para conhecer a área externa e sua piscina, que hoje é um dos locais favoritos no novo habitat. Costuma tomar vários banhos diariamente, sempre entre os demorados passeios em que sobe, desce e explora os morros e planícies de seu santuário. Sua adaptação não fugiu à regra: elefantes são extremamente inteligentes e logo aprendem a tirar benefícios do lugar em que habitam.


O Santuário PAWS está ansioso por receber as elefantas do Zoo de Toronto e seus amigos. Enquanto aguarda sua chegada, organiza um grande evento, o “Summit for the Elephants 2012”, que acontecerá de 28 a 31 de março em Oackland, com participantes do mundo todo, onde serão discutidos temas como: ações internacionais, elefantes em cativeiro, sucessos e desafios de santuários, resgate e recuperação de elefantes na Ásia, diferenças entre zoos e santuários, um futuro santuário na Europa, projetos de campo e parcerias entre zoos e santuários para a conservação dos elefantes.

A ElephantVoices participará do congresso com três palestras, apresentando uma atualização sobre o projeto “Elephant Partners”/Maasai Mara, os reflexos da guerra civil de Moçambique nos elefantes do Parque Nacional de Gorongosa e a iniciativa “The Elephant Charter” - a magna carta dos elefantes, de autoria da Dra. Joyce Poole, co-fundadora da ElephantVoices, Cynthia Moss, Raman Sukumar, Andrea Turkalo e Katy Payne, renomados biologistas especializados em elefantes.


Saiba mais sobre a decisão da prefeitura de Toronto de enviar Iringa, Thoka e Tika para o santuário PAWS.

O fomento de idéias sobre o bem estar dos elefantes e sua conservação, incluindo a discussão sobre a criação de novos santuários pelo mundo estão entre os objetivos da ElephantVoices. Sua colaboração é muito importante. Ajude a propagar essas idéias. Compartilhe.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Turismo na Ásia: os nada inocentes passeios em elefantes

Opinião - Andrea Schmidt, bióloga, escreve sobre os aparentemente inocentes passeios em lombo de elefantes ("trekking tours" e "elephant-back safaris"), comumente oferecidos a turistas na Ásia. A verdade sobre essa prática cruel, em que os elefantes são treinados através de um método brutal, o Pahjaan, sobre o qual seus donos e as operadoras de turismo jamais falarão a respeito. Informe-se e não aceite participar desse tipo de atividade. Peça a seu agente de turismo que programe, ao invés disso, passeios em que você possa ver os elefantes desfrutando de sua liberdade na natureza.

Vídeo de Tim Gorsky, mostrando a captura de elefantes asiáticos para a 
"quebra de seu espírito"(Pahjaan), em Burma, Myanmar.


Leia o texto de Andrea Schmidt e consulte o site da ElephantVoices para mais informações. Divulgue para seus amigos e alerte as operadoras de turismo locais. Temos certeza de que, depois de saber qual tratamento os elefantes recebem para estarem "preparados" para esse tipo de trabalho, a maioria dos turistas vai querer distância desse passeio, optando por outros mais bacanas.